sábado, 16 de maio de 2009

DEBATE SOBRE AS QUESTÕES LINGÜÍSTICAS

Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Artes e Comunicação / Departamento de Letras / Apóio PROEXT


FÓRUM DE LINGÜÍSTICA DINÂMICA
GRUPO DE LINGÜÍSTICA DINÂMICA

Coordenador: Prof. Dr. Antonio Torre Medina




DEBATE SOBRE AS QUESTÕES LINGÜÍSTICAS



Os novos dados da Lingüística Dinâmica e Integrativa mostram que a língua não é somente um SIGNO para expressar sentidos e significados, pois é também UM MODO DE AÇÃO E UM SISTEMA ENERGÉTICO.
A língua é um sistema produtor de energias, forças, efeitos, eficácia, competência, vitalidade, competitividade, produtividade e poder, nas esferas da sociedade, da cidadania, da profissão, da empresa, da política, da economia, da cultura, das relações humanas, relações sociais, relações públicas e relações internacionais. Tudo isto precisa ser normalmente ensinado, estudado e desenvolvido nos Cursos de Letras e na formação universitária geral para o aperfeiçoamento da capacitação profissional e empresarial.


Nós, estudantes e profissionais de Letras, e de todas as categorias, precisamos tomar consciência do seguinte: Em razão de uma política lingüística elitista maquiavélica, os setores da inércia do conservadorismo das escolas lingüísticas do século XX confabularam-se com a macro-política e ENGANARAM a cultura e a civilização com vários sofismas misturados nas suas teorias. Por meio desse jogo de sofismas camuflados, IMPEDIRAM a aplicação do Paradigma Energético aos campos da língua e da linguagem, e o normal desenvolvimento das ESPECIALIDADES ENERGÉTICAS da lingüística.
Fizeram isso em detrimento da formação de Letras e da capacitação profissional e empresarial das categorias, afetando como conseqüência todo o sistema educativo, o sistema produtivo e o sistema econômico de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil, para prejuízo do povo brasileiro (para prejuízo de 90% da população: os trabalhadores, a classe média e as camadas de baixa renda).

O Sistema é muito poderoso para realizar a concentração do capital. Porém, precisamos refletir sobre as implicações de tudo isso, para fazermos os devidos reajustes na educação em benefício da inclusão do brasileiro e em prol do desenvolvimento da capacitação profissional e empresarial das categorias.

Venha participar do III Curso de Lingüística Dinâmica, que realizaremos nos dias 14, 16, 18, 21, 23 e 25 de setembro de 2009, das 13 às 18 hs, na UFPE.
Curso gratuito. Inscrições abertas Via Internet pelo SITE: www.ufpe.br/linguisticadinamica FONE para contatos: 30771786.

Envie esta mensagem e convite às listas de E-Mails de seus amigos e conhecidos.
Vamos fazer uma grande corrente para alcançar a meta. Que os cursos de Letras, e os cursos das Universidades, Faculdades e Institutos ofereçam a disciplina Lingüística Dinâmica e Integrativa, com os seguintes objertivos:
a) Para a transmissão dos novos conhecimentos científicos e tecnológicos sobre os sistemas energéticos da língua;
b) A dinamização do ensino da língua portuguesa e das línguas estrangeiras;
c) O desenvolvimento das habilidades e forças lingüísticas da cidadania e da produtividade profissional e empresarial, em prol do aperfeiçoamento da formação e da capacitação.



Visite e leia o site: www.ufpe.br/linguisticadinamica

Nenhum comentário:

Postar um comentário