segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Engana-vista da Análise do Discurso, da Conversação, do Texto e da Obra


         Omissões, esquecimentos e reducionismos da visão Linguística da Análise do Discurso, da Conversação e do Texto.
         Analisando e comparando os elementos do lado esquerdo e do direito do Gráfico 24, podemos observar que existe um problema científico na forma como a escola da Análise do Discurso, da Conversação, do Texto e da Obra, de inspiração Dicotômica e Absoluta, entendeu a visão linguística nas suas teorias.   

Gráfico 24 
No lado da Esquerda representamos  o conjunto integral de todos os sistemas constitutivos e operativos da Língua.
No lado da Direita, os espaços em branco representam os sistemas realmente pesquisados e descritos pela Análise do Discurso, da Conversação, do Texto e da Obra (os pragmáticos, cinéticos e semióticos e analíticos dos atos de fala, das conversações dos discursos e dos textos); enquanto que os espaços em vermelho são as LACUNAS, OMISSÕES E REDUCIONISMOS da concepção da escola, em relação ao conjunto integral de todos os sistemas constitutivos e operativos da Língua. 











         Assim, comparando os dois lados do Gráfico 24, podemos perceber as evidências de que há uma enganação ou engana-vista camuflada na visão linguística da Análise do Discurso, da Conversação, do Texto e da Obra. 
         Esta escola pesquisou e descreveu nas suas teorias uma parte dos sistemas da Língua (representados pelos espaços em branco no lado direito do Gráfico 24), e cometeu o equívoco de ensinar e disseminar a falsa ideia de que tinha pesquisado e descrito o conjunto integral de todos os sistemas constitutivos e operativos da mesma, quando os dados mostram que desconsiderou, omitiu e esqueceu, pelo menos, 12 conjuntos de sistemas (representados em vermelho no lado direito do Gráfico 24). Deste modo, consciente ou inconscientemente, a Análise do Discurso, da Conversação, do Texto e da Obra enganou a cultura e a civilização, porque desconsiderou, omitiu e esqueceu pelo menos 12 conjuntos dos sistemas constitutivos e operativos da Língua.
         Para avaliar a situação científica da Análise do Discurso, da Conversação e do Texto, podemos aplicar os mesmos argumentos que usamos para a Gramática, para Saussure, para o Estruturalismo Formalista e para a Pragmática:
         Uma teoria física que pesquisasse e descrevesse 8 engrenagens de um motor, omitindo, desconsiderando e negando 12 engrenagens do mesmo motor, não se sustentaria pelos paradigmas da Nova Filosofia da Ciência da Comunidade Científica dos físicos, pois não suportaria o princípio da Dúvida Sistemática.
         Igualmente, uma teoria biológica que pesquisasse e descrevesse 8 sistemas orgânicos de um organismo vivo, omitindo, desconsiderando e negando 12 sistemas orgânicos do mesmo, não se sustentaria pelos paradigmas da Nova Filosofia da Ciência dos biólogos, pois não suportaria o princípio da Dúvida Sistemática.    

               Podemos fazer o estudo ou análise da questão por meio de outros gráficos.


NOVO GRÁFICO COMPARATIVO DA GRAMÁTICA 

Gráfico 25

No Gráfico da Esquerda, está representado o conjunto integral dos sistemas constitutivos e operativos da Língua.
No Gráfico da Direita, os sistemas que estão de branco, são os sistemas realmente pesquisados e descritos pela Gramática; enquanto que os sistemas em vermelho são as LACUNAS, OMISSÕES E REDUCIONISMOS DA GRAMÁTICA UNÍVOCA. 



         O Gráfico 25 manifesta as mesmas evidências de que a Gramática unívoca tem um equívoco científico, como formulado e descrito pelo Gráfico 20  às páginas 80-83.

NOVO GRÁFICO COMPARATIVO DE FERDINAND DE SAUSSURE

Gráfico 26

No Gráfico da Esquerda, está representado o conjunto integral dos sistemas constitutivos e operativos da Língua.
No Gráfico da Direita, os sistemas que estão de branco, são os sistemas realmente pesquisados e descritos pela obra póstuma saussuriana (1916), enquanto que os sistemas em vermelho são as LACUNAS, OMISSÕES E REDUCIONISMOS DA NOÇÃO DE LÍNGUA DE FERDINAND DE SAUSSURE. 


         O Gráfico 26 manifesta as mesmas evidências sobre o equívoco científico formulado e descrito em relação à obra póstuma saussuriana (1916) pelo Gráfico 21 às páginas 83-85. A noção de Langue da referida obra não pesquisa e descreve o conjunto integral de todos os sistemas constitutivos e operativos da Língua, e sim apenas três conjuntos: os sistemas verbais, os sistemas sígnicos e os sistemas estáticos a partir do ponto de vista do ouvinte, omitindo, desconsiderando e negando aproximadamente 16 conjuntos da Língua.   

NOVO GRÁFICO COMPARATIVO DO ESTRUTURALISMO FORMALISTA

Gráfico 27

No Gráfico da Esquerda, está representado o conjunto integral dos sistemas constitutivos e operativos da Língua.
No Gráfico da Direita, os sistemas que estão de branco, são os sistemas realmente pesquisados e descritos pela Gramática; enquanto que os sistemas em vermelho são as LACUNAS, OMISSÕES E REDUCIONISMOS DO ESTRUTURALISMO FORMALISTA. 

         O Gráfico 27 manifesta as mesmas evidências sobre o equívoco científico que o Estruturalismo Formalista cometeu, como se verifica no Gráfico 22, às páginas 85-87. A noção de Langue da referida obra não pesquisa e descreve o conjunto integral de todos os sistemas constitutivos e operativos da Língua, e sim apenas três conjuntos: os sistemas verbais, os sistemas sígnicos e os sistemas estáticos a partir do ponto de vista do ouvinte, omitindo, desconsiderando e negando aproximadamente 16 conjuntos da Língua.  






NOVO GRÁFICO COMPARATIVO DA PRAGMÁTICA DICOTÔMICA

Gráfico  28

No Gráfico da Esquerda, está representado o conjunto integral dos sistemas constitutivos e operativos da Língua.
No Gráfico da Direita, os sistemas que estão de branco, são os sistemas realmente pesquisados e descritos pela Gramática; enquanto que os sistemas em vermelho são as LACUNAS, OMISSÕES E REDUCIONISMOS DA PRAGMÁTICA DICOTÔMICA. 

         O Gráfico 27 manifesta evidências do equívoco científico que o a Pragmática Dicotômica cometeu no século XX, como se verifica no Gráfico 23, às páginas 87-89. A referida teoria não pesquisa e descreve o conjunto integral de todos os sistemas constitutivos e operativos da Língua, e sim apenas uma parte da mesma, omitindo, desconsiderando e negando aproximadamente 16 conjuntos da Língua.  



NOVO GRÁFICO COMPARATIVO DA ANÁLISE DO DISCURSO, DA CONVERSAÇÃO E DO TEXTO.

Gráfico 28

No Gráfico da Esquerda, está representado o conjunto integral dos sistemas constitutivos e operativos da Língua.
No Gráfico da Direita, os sistemas que estão de branco, são os sistemas realmente pesquisados e descritos pela Gramática; enquanto que os sistemas em vermelho são as LACUNAS, OMISSÕES E REDUCIONISMOS DA ANÁLISE DO DISCURSO DA CONVERSAÇÃO E DO TEXTO.. 



         O Gráfico 28 manifesta evidências do equívoco científico que a Análise do Discurso, da Conversação e do Texto do século XX, como se verifica no Gráfico 24, às páginas 89-91. A referida teoria não pesquisa e descreve o conjunto integral de todos os sistemas constitutivos e operativos da Língua, e sim apenas uma parte da mesma, omitindo, desconsiderando e negando aproximadamente 16 conjuntos da mesma.  

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