O problema científico
fundamental primeiro é a noção de língua que dirige e domina a formação dos
estudantes e profissionais de Letras, que são preparados para ensinarem aos
estudantes e profissionais de todas as categorias a língua como se fosse estática,
como se fosse um Sistema de Signos, que expressam sentidos e significados e
realizam a comunicação, sem nenhuma capacidade produtora de energias, forças,
efeitos, eficácia, competência, vitalidade, competitividade, produtividade e
poder.
Deste modo, vamos mostrar os
indícios e evidências de que a escola e a universidade oferecem uma EDUCAÇÃO
ILUSTRAÇÃO (teoria + teoria + teoria), e não uma EDUCAÇÃO COM CAPACITAÇÃO
PROFISSIONAL E EMPRESARIAL.
A política linguística
elitista de Maquiavel deu aos profissionais de Letras o privilégio da reserva
de mercado para o ensino da Língua. Acontece que, por causa da formação
oferecida por esse modelo montado sobre a Gramática unívoca da tradição e a
Linguística Modernista dicotômica do século XX, os profissionais de Letras
deixam uma lacuna linguística na formação e capacitação de todas as categorias,
inclusive, também dos estudantes dos cursos de Administração, Economia,
Contabilidade e Secretariado Executivo.
Assim, por meio desse
artifício supostamente científico as escolas dominantes da Corrente do «Ergon»
enganam à cultura e à civilização, enganam, em primeiro lugar, aos estudantes e
profissionais de Letras com a falsa ideia de que “A LÍNGUA É ESTÁTICA”, e com a
meia verdade de que “A LÍNGUA É SIGNO E SOMENTE SIGNO.
Deste modo, esse modelo de
ensino da escola e da universidade, montado sobre a concepção linguística da
Gramática unívoca tradicional e da Linguística Modernista dicotômica do século
XX, não desenvolve nos estudantes as habilidades e forças linguísticas da
produtividade profissional e empresarial; e como consequência, deixam no atraso
os sistemas produtivos e econômicos das comunidades de Pernambuco, do Nordeste,
do Brasil e do Terceiro Mundo, inclusive, de uma parte considerável dos países do
chamado “Primeiro Mundo”, que pelo fato de receberem uma EDUCAÇÃO ILUSTRAÇÃO e
não desenvolverem as habilidades e forças linguísticas da produtividade
profissional e empresarial dos seus estudantes, em breve, profissionais ou
empresários, não acompanham o jogo
competitivo imposto pelos países mais desenvolvidos. Assim, atualmente, observam-se
indícios e evidências de que o problema aqui apontado também está presente em
países como a Grécia, Portugal, Espanha e outros. Este é um dos fatores da
fome, da miséria, do atraso e da marginalização de milhões de brasileiros e
bilhões de seres humanos no Planeta Terra, porque estamos na cultura da enganação,
e não existe nenhuma preocupação efetiva dos Governos dos Países e dos Magnatas
do Grupo 8 e do Grupo 20, para oferecerem uma educação com capacitação
profissional e empresarial ao conjunto da população dos povos e da população
mundial. Oferecem uma educação com capacitação apenas a 10 % dos estudantes
para a reprodução e perpetuação das elites, deixando a 90% dos estudantes com
uma educação ilustração, de tal maneira que os estudantes colam grau, recebem o
diploma na mão, porém, quando chegam ao Mercado de Trabalho percebem que não
receberam uma educação com capacitação efetiva e que não estão preparados para
o êxito e a produtividade que o mercado de trabalho exige.
Nenhum comentário:
Postar um comentário