segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Engana-vista da Pragmática Dicotômica



    Omissões, esquecimentos e reducionismos da visão Linguística da Pragmática Dicotômica.
         Analisando e comparando os elementos do lado esquerdo e direito do Gráfico 24  podemos observar que existe um problema científico na forma como a Pragmática Dicotômica entendeu a visão linguística nas suas obras.   

Gráfico 23 
No lado da Esquerda representamos  o conjunto integral de todos os sistemas constitutivos e operativos da Língua.
No lado da Direita, os espaços em branco representam os sistemas realmente pesquisados e descritos pela Pragmática Dicotômica (os pragmáticos, cinéticos e semióticos dos atos de fala, das conversações dos discursos e dos textos); enquanto que os espaços em vermelho são as LACUNAS, OMISSÕES E REDUCIONISMOS da concepção da Pragmática Dicotômica, em relação ao conjunto integral de todos os sistemas constitutivos e operativos da Língua. 



.    

         Assim, comparando os dois lados do Gráfico 23, podemos perceber as evidências de que, consciente ou inconscientemente, há uma enganação ou engana-vista na visão linguística da Pragmática Dicotômica do século XX. 
         A referida escola pesquisou e descreveu nas suas teorias uma parte dos sistemas da Língua (representados pelos espaços em branco no lado direito do Gráfico 23), e cometeu o equívoco de ensinar e disseminar a falsa ideia de que tinha pesquisado e descrito o conjunto integral de todos os sistemas constitutivos e operativos da Língua, quando os dados mostram que desconsiderou, omitiu e esqueceu pelo menos 12 conjuntos de sistemas (representados em vermelho no lado direito do Gráfico 23). Deste modo, a Pragmática Dicotômica enganou a cultura e a civilização durante o século XX, porque desconsiderou, omitiu e esqueceu pelo menos 12 conjuntos dos sistemas constitutivos e operativos da Língua.
         Para avaliar na atualidade a situação científica da Pragmática Dicotômica, podemos aplicar os mesmos argumentos que usamos para a Gramática, para Saussure e para o Estruturalismo Formalista:
         Uma teoria física que pesquisasse e descrevesse 8 engrenagens de um motor, desconsiderando e omitindo 12 engrenagens do mesmo motor, não se sustentaria pelos paradigmas da Nova Filosofia da Ciência da Comunidade Científica dos físicos, pois não suportaria o princípio da Dúvida Sistemática.
         Igualmente, uma teoria biológica que pesquisasse e descrevesse 8 sistemas orgânicos de um organismo vivo, omitindo e esquecendo 12 sistemas orgânicos do mesmo, não se sustentaria pelos paradigmas da Nova Filosofia da Ciência dos biólogos, pois não suportaria o princípio da Dúvida Sistemática.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário